Pintura Laca
A pintura laca é um acabamento que atrai por vários motivos: infinidade de cores, a textura, a aparência. Normalmente também quando se pensa em laca logo se relaciona com excelente qualidade e alto custo. O que é verdade, mas alguns pontos precisam ser esclarecidos para que a sua escolha seja verdadeiramente consciente.
A laca realmente é uma pintura cara, porque requer uma preparação especial antes da aplicação da tinta. Aliás, essa preparação é parte do segredo.
Moveis, painéis ou portas normalmente são fabricados com MDF cru. Nas emendas de painéis é aplicada uma massa, depois tudo é lixado e antes da pintura é aplicada uma base, chamada de primer, que serve para selar, ou seja, fechar os poros da madeira para a tinta ter mais aderência.
Tudo isso leva tempo e requer um bom treinamento para a execução. Apenas depois da peça devidamente preparada é que se aplica a tinta.
Ambos, primer e tinta são aplicados com pistola. Isso mesmo, não existe laca aplicada no pincel ou no rolinho. Isso é outra coisa, menos laca, fique atento.
A tinta laca pode ser a base de nitrocelulose ou poliuretano, também conhecida como PU.
As tintas à base de PU são mais resistentes, não amarelam e não desbotam se por acaso tomar sol.
Os tipos de acabamento
Basicamente existem três de tipos de acabamento:
• Acetinado
• Alto brilho
• Microtextura (também conhecido como Gofrato)
O toque é um dos melhores atrativos da laca, seja qual for seu acabamento. Ao passar a mão, facilmente se percebe a qualidade.
Aplicar a tinta exige uma grande técnica e muito treinamento. Essa é outra parte do segredo. São váriascamadas que precisam ser aplicadas de forma regular em um ambiente livre de partículas em suspensão. Convenhamos que em uma marcenaria isso é bem complicado, por isso, nas boas marcenarias existe uma cabine de pintura para que essa qualidade seja realmente garantida.
A temperatura ambiente também interfere na qualidade final da pintura, por isso, algumas cabines tem também uma estufa para secagem para garantir a regularidade do acabamento, pois a estufa está sempre na temperatura ideal.
O acabamento alto-brilho requer, além da tinta com acabamento especifico, um polimento, feito com cera e politriz, como em automóveis, por isso também é conhecida como laca automotiva.
Por que custa caro?
Visto a complexidade do processo, não fica difícil entender a razão de custar mais caro que uma pintura comum, no entanto, não é somente a aparência mais bonita e o toque mais agradável que devem ser considerados. A pintura laca aplicada em pistola, seja qual acabamento for, é bem mais resistente que as outras pinturas e conservam sua aparência por muito mais tempo. Não é incomum ver moveis pintados de laca há mais de dez anos e parecendo que são novos.
Portanto, é necessário se levar em conta quanto tempo se pretende morar numa casa ou apartamento, pois com a pintura em laca, praticamente não será necessária a manutenção.
É claro que não estamos falando de mau uso ou descuido, pois isso afeta qualquer tipo de acabamento, mas estamos comparando pintura comum e pintura laca.
E para finalizar, como curiosidade, as portas em laca são pintadas na fábrica e instaladas prontas. No entanto, os batentes e guarnições são pintados na própria obra, para isso é necessário levar um compressor, proteger todo o entorno com papel e fita e, no momento da pintura, não pode ter outras atividades que provoquem poeira. Portanto, precisa ser feita toda uma programação no cronograma da obra.
Gostou desse post? Temos outros aqui no blog, confere aí.
Você também pode nos procurar ou entrar em contato em um dos canais:
E-mail: projeto@ricardorodrigues.arq.br
Telefone/WhatsApp: (19) 98107-3570
Instagram: https://www.instagram.com/ricardorodriguesarquitetura/
Comments